Kota Pegada Junior Marrocos II (2013)

Sahara

DSC01805

Encontro-me neste preciso momento encostado à mesquita de Merzouga, a teclar este texto com 30ºgraus à sombra. Estamos às portas do deserto do Sahara no Sudeste de Marrocos, zona de berberes de pele escura e de descendentes de escravos do antigo Sudão e Mali.

As montanhas de Atlas transformaram-se em areia sem perder a forma pois as dunas aqui atingem cerca de 250m de altura. O turismo é desenfreado, principalmente o de aventura em 4×4. Merzouga oferece a possibilidade a muitos europeus, e não só, de poderem viver o deserto do Sahara sem abdicar das comodidades mínimas a que estão (ou estamos, pois eu também o sou) habituados.

A semana da Páscoa aqui chega a ser infernal, pois hordas de Espanhóis,Portugueses,Franceses,etc. invadem este sitio exótico sem ter o mínimo de respeito pela cultura local, o que é normal pois os guias e donos de hospedarias que enriquecem às suas custas não se querem sentir castradores de alguns comportamentos evitáveis por parte de muitos turistas….é mau para o negócio. Fora esta realidade, a outra é bastante especial do ponto de vista cultural e espiritual.

O Deserto tem um encanto muito próprio que só se pode entender estando cá. As pessoas e a música têm um ritmo muito particular. Aqui não há pressa pois o presente é vivido e aproveitado como deve ser: com calma e serenidade.

DSC01854

Estamos acampados na aldeia Khamlia, a 7km de Merzouga, onde a maioria da população é de pele negra (tipo Senegal). Supostamente são todos descendentes da escravatura feita pelos berberes há sete séculos atrás, mas na realidade ninguém sabe concretamente qual a origem concreta destas gentes. Eles consideram-se berberes mas a música que tocam de berbere tem muito pouco. Diz-se que aqui se toca o Gnawa de raíz, o verdadeiro e puro Gnawa trazido pelos escravos Sudanis (toda a região abaixo do Magrebe).

DSC01873

Tocam o ajuje, que é uma guitarra de tonalidade muito grave com três cordas de pele de cabra, com uma pele por baixo das cordas e o corpo todo em madeira. É um instrumento que debita melodia e percussão ao mesmo tempo. Tocam também as kerkabas que são castanholas de metal que serviram para substituir o som que era reproduzido pelas correntes no tempo da escravatura, elas são o motor rítmico do Gnawa. Mas o que os diferencia de outros grupos de Gnawa ( pois o Gnawa toca-se em quase todo o território Marroquino e Argelino) é a percussão e canções em dialecto Fulani e Tamazirth tocadas com kerkabas e dois tambores de tonalidade distinta que fazem lembrar a percussão Malinké (|Guiné Conacry) que são acompanhados com danças tradicionais executadas pelos mesmos que tocam as “kerkabas”. Todos vestidos de branco, eles denominam-se de Pigeons du Deserte tocam na sua aldeia para os turistas que passam frequentemente. São, de facto, uma atracção turística, mas quando se vive na aldeia (como é o nosso caso há mais de uma semana) descobre-se mais do que o grupo: as mulheres, as crianças, a horta verdejante,as jam sessions à noite na fogueira com os jovens solteiros. Mas, acima de tudo, a simplicidade e a serenidade que nos tocam como areia soprada pelo vento.

DSC01811

Estamos bem na Khamlia! Os putos estão super felizes de poder brincar todo o dia com as crianças da aldeia e a mãe também está super feliz pelas amizades que vai fazendo com as mulheres.

DSC01786

De noite (após uma dica básica do kota Alex), tenho-me dedicado a meditar com a minha guitarra nas dunas, iluminado pela lua cheia da Primavera.

Marrocos já me entrou musicalmente, agora é só deixar fluir. Mais um mês nos espera por este belo país e mágico continente que é Africa.

Bisselama incha allah (até á proxima, se deus quiser!).

DSC01825

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s